Mas... para que serve um Nefrologista?
O nefrologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento das doenças dos rins. É uma especialidade médica ainda pouco conhecida do grande público, mas que tem grande importância, visto que cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil possuem algum grau de doença renal crônica, sendo que a grande maioria delas sequer sabe disso.
A importância desse dado é que, quando diagnosticada e tratada precocemente, a doença renal crônica pode ser controlada ou retardada.
Quem são os principais grupos de risco para desenvolver essa doença que pode levar à diálise ou transplante renal?
Grupos de risco
Pacientes diabéticos e hipertensos são os principais grupos, principalmente quando não tratados adequadamente. No entanto, pessoas com obesidade, história familiar de doença renal, portadores de doenças do coração e do fígado, usuários crônicos de anti-inflamatórios, pessoas com sangue ou proteína na urina, tabagistas, usuários de drogas ilícitas, portadores de algumas doenças reumatológicas, pedras nos rins, infecção urinária de repetição, dentre outros, todos esses apresentam risco de um dia desenvolver doença renal crônica.
Ou seja, se você tem alguma história como essas citadas acima, é importante monitorar sua função renal com exames de urina e de sangue, ao menos anualmente.
E como
eu posso te ajudar?
Um atendimento integral e individualizado é realizado em consultas de uma hora (ou mais, de acordo com a necessidade), quando aspectos biopsicossociais
são avaliados, de forma que a melhor abordagem seja implementada e resultados satisfatórios sejam alcançados, não apenas no âmbito da doença renal, mas também do bem estar do indivíduo com tal condição.
Uma preocupação que tenho é colocar o indivíduo como corresponsável por seu tratamento, o que aumenta sua autonomia e consequentemente, gera melhores resultados.
Além das consultas, também oferecemos um Programa de Acompanhamento Intensivo para pacientes que precisem de um acompanhamento mais próximo, de forma que este seja monitorado de maneira intensiva no período interconsultas.